Avançar para o conteúdo principal

Quem Somos?

    Disse alguém que, se S. Paulo vivesse nos nossos dias seria jornalista.
   Vendo dum lado as suas excepcionais qualidades de Apostolo, a sua nobre aspiração de bem fazer às almas e glorificar a Deus que tão misericordiosamente o iluminara e do outro, uma sociedade paganizada nos seus melhores sentimentos, correndo vertiginosamente para a anarquia, bem podemos tomar como nossa esta afirmação. Melhor ainda o compreenderemos se atendermos a que a imprensa é, em nossos dias uma das armas mais utilizadas, juntamente com as redes sociais, pelos inimigos de Deus.
   De todos os cantos surgem publicações fake (falsas), outras erotizantes, outras com fins de hostilidade contra tudo o que é Divino e contra a ordem social, manifestando declaradamente outras, os seus processos de combate pela calunia, pelo erro e pela mentira, aquém não faltam abundantes recursos materiais e forte auxilio nos meios de ações. Por merce de Deus alguma coisa se tem progredido no campo católico. Cada vez mais estamos convencidos da necessidade de uma boa imprensa e de uma positiva presença em todos os meios de comunicação social e digitais e da obrigação de a propagar e auxiliar.
   Foi desta convicção que nasceu o «Alvoradas» em 1933, sob a direção do de saudosa memória Monsenhor Manuel Cebolas Folgado. Com estes princípios sobreviveu durante muitos anos sob o trabalho dos seminaristas do Seminário Maior de Évora e com o auxilio do Santo Povo de Deus.
   Sabemos, tal como não aconteceu no passado, que não vamos converter o mundo e que somos muito pequenos, mas pretendemos fazer luz onde as trevas são densas e procuramos ser instrumentos para que os cristãos sejam bem formados e que conheçam o seminário.    Pretendemos ainda que todos entendam a necessidade do seminário, dos seminaristas e dos padres. Que este nosso espaço provoque inquietações no coração de muitos.
   É pertinente perguntar: «A que vamos, pois?» o que é o «Alvoradas»
   É um campo de exercícios onde nos adestraremos para amanhã combatermos o bom combate. É o ensaio de avezinhas que em breve deixarão o ninho materno para ir por esta vossas Arquidiocese cantar e tornar Cristo conhecido por todos.
   É a voz dos seminários da nossa Arquidiocese e suas sufragâneas (Beja e Algarve). É a prova de como Deus continua a interpelar e a provocar muitos jovens. Pretendemos ser, também, o fator unificante dos Seminários da Província Eclesiástica do Sul e das pastorais vocacionais, juvenis e universitárias.
   O «Alvoradas» está de regresso, mas renovado. Teremos a tradicional revista anual, mas teremos também, tal como no passado, o nosso programa de rádio e como novidade teremos um blog atualizado frequentemente com pequenos vídeos e podcasts formativos (Escritura, teologia, filosofia, entre outros…), com conferencias variadas, artigos de opinião e científicos, testemunhos, sugestões de livros, sugestões de filmes e noticias da vida do seminário.
   Consagramos este nosso regresso à Virgem Santíssima – nossa Excelsa Padroeira – Nossas Senhora da Conceição, a S. José seu esposo e aos santos da Nossa Arquidiocese: S. Nuno de Santa Maria, Santa Beatriz da Silva, S. João de Deus, aos Santos Mártires de Évora (S. Sabina, S. Cristeta e S. Vicente), e a S. Manços. Que Deus conceda as melhores bênçãos celestes ao nosso espaço Alvoradas, aos seus benfeitores e aos seus leitores.